Com amamentação em praça, HMIJS quebra preconceitos e comemora Agosto Dourado
Gestantes e puérperas de Itacaré, no sul da Bahia, participaram no final da tarde desta segunda-feira (26), de um ato promovido pelo Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em parceria com a secretaria de saúde do município de Itacaré, de incentivo ao aleitamento materno, encerrando as comemorações alusivas ao Agosto Dourado, realizado durante todo o mês pelas equipes do HMIJS.
As mães realizaram um “Mamaço”, denominação que lembra um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes, com o tema "Amamentar é um ato de amor em qualquer lugar". O encontro foi na praça São Miguel, centro da cidade, em horário de grande movimentação de pessoas.
Conversas
Rodas de conversa foram realizadas com a participação de fisioterapeuta, enfermeiras, fonoaudióloga, técnica em nutrição e psicóloga do Materno-Infantil que se dispuseram a ir ao município falar sobre a importância da amamentação. Completando o grupo e voluntária na iniciativa, a enfermeira Camila de Oliveira disse estar extremamente feliz em ter participado da roda de conversa. “Uma tarde inspiradora”, resumiu. Camila conheceu recentemente a unidade, ao acompanhar uma gestante à visita guiada. E se apaixonou pelo projeto de acolhimento e humanização.
Presentes e brindes foram ofertados pela direção do hospital a todas as participantes. Pinturas pelo corpo também lembraram a importância da iniciativa. Diretora do HMIJS, Domilene Borges destacou que durante todo o mês diversas atividades foram desenvolvidas pela instituição hospitalar, tanto para a equipe de colaboradores como para as gestantes e puérperas que procuraram atendimento na maternidade.
Nova fase
“As ações extramuro são um compromisso do hospital e reforçam as nossas promoções realizadas dentro da unidade”, afirmou o diretor-médico do HMIJS, Samuel Branco, agradecendo a participação da sua equipe de trabalho. A enfermeira obstetra Carla Verchier, que atua no município, destacou que a iniciativa em realizar a ação em praça pública quebra paradigmas e preconceitos e lembra que Itacaré vivencia uma nova fase no atendimento a gestantes e puérperas. O município integra a região de Ilhéus, atendida pelo Materno-Infantil e 90 por cento das puérperas presentes ao evento, pariram na unidade hospitalar.
O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), conta com 105 leitos destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia.